Todos juntos contra o câncer de mama

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

 

A mamografia é um exame radiográfico de extrema importância, que tem como objetivo a avaliação das mamas. A partir dela, é possível identificar lesões benignas ou malignas, que geralmente surgem como nódulos.

O exame é realizado através de um aparelho de raio-x específico: o mamógrafo. O mamógrafo é capaz de identificar nódulos e calcificações antes mesmo de ser possível identificá-los através da palpação, portanto, a mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.

Recomenda-se que o exame seja realizado anualmente por mulheres com mais de 40 anos. Para as mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama, é indicado que o exame seja realizado anualmente a partir dos 30 anos de idade.

Dicas para a realização do exame:

-Você precisará usar um avental específico da cintura para cima, portanto, vista duas peças de roupas separadas no dia do exame. Por exemplo: uma calça e uma camiseta confortável.

-Evite agendar o exame em um período próximo à menstruação. Devido às alterações hormonais, as mamas ficam mais sensíveis neste período, o que pode tornar o exame desconfortável.

-Converse com o seu médico e informe suas limitações, como implantes mamários, dificuldades para mover os braços, sensibilidade em alguma área da pele ou suspeita de gravidez.

-No dia do exame, não use cosméticos, como hidratantes ou desodorantes, na área das mamas.

A mamografia salva vidas! Converse com o seu médico e agende o exame. Lembre-se de compartilhar essa informação com as mulheres que você ama.

Fonte: outubrorosa.com.br

Autoexame da Mama

 

Realizar o autoexame é uma das mais simples e eficazes formas de prevenção de câncer, assim, é fundamental que as mulheres realizem periodicamente uma avaliação pessoal para verificar sua saúde. O IBCC (Instituto brasileiro de combate ao câncer) explica que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma porcentagem de secreções está relacionada ao câncer, por isso, #setoque.

 

Como realizar o auto exame?

 

No Chuveiro ou Deitada:
chuveiro

Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda

suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direita para examinar a mama esquerda.

Diante do Espelho:

espelho
Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo

levantados

Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.

 

cintura

Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.

Observe se há qualquer alteração.

bico

Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos,

e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.

 

 

O que procurar?

  • Caroços (nódulos).
  • Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).
  • Secreções mamilares existentes.

 

Orientações      

  • O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
  • O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
  • O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante:

  • O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

 

Fonte: outubrorosa.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *